Livros didáticos: autoria em questão
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.117134Keywords:
livro didático, autoria, ensino de história, currículo, sujeitoAbstract
A autoria de livros didáticos tem ocupado, em nossa sociedade, um lugar secundarizado em parte decorrente da desvalorização dos conhecimentos e materiais produzidos na/para a instituição escolar. Reconhecendo a relevância de pesquisas que buscam compreender a especificidade e complexidade dessa produção, discutimos, em diálogo com as teorizações foucaultianas sobre “o que é um autor”, a autoria de livros didáticos em perspectiva de investigação que a considera uma função discursiva, constituinte de sujeitos em contextos nos quais saberes e poderes são disputados, negociados, validados. Essa questão é discutida no âmbito das políticas públicas e do mercado editorial brasileiro, no qual profundas transformações têm afetado as condições e possibilidades do exercício desta função, reposicionando sujeitos e suas produções.
Downloads
References
BARTHES, Roland. “A morte do autor”. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BITTENCOURT, C. M. F.. Livro didático e saber escolar 1810-1910. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
_______________. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, 30(3), 2004, p. 475-491.
CASSIANO, C. C. de F. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
CERRI, L. F.; FERREIRA, A. R. Notas sobre as demandas sociais de representação e os livros didáticos de História. In: OLIVEIRA, M. M. D. de; STAMATTO, M. I. S. (Org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.
CHARLOT, B. Du rapport au savoir. Éléments pour une théorie. Paris: Ed Economica, 1997.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov/2001.
FONSECA, M. A. Michel Foucault e a constituição do sujeito. 3ª ed. São Paulo: EDUC, 2011.
FOUCAULT, Michel. “O que é um autor”. In: Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p.264-298
___________________ A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GABRIEL, C. T. MORAES, L. M. S. Conhecimento escolar e conteúdo: possibilidades de articulação nas tramas da didatização. In: GABRIEL, C. T.; MORAES, L. M. S. (Orgs.) Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis: De Petrus: Faperj, 2014.
GATTI JR, D. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru/SP: EDUSC. Uberlândia/MG: EDUFU., 2004ª
MACEDO, E. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, jul/dez, 2006.
MUNAKATA, Kazumi. Os autores de livros didáticos na virada do século. In: GAPARELLO, A.; VILLELA, H.(org.) Educação na história: intelectuais, saberes e ações instituintes. Rio de Janeiro: MAUAD X, 2016
__________________. Devem os livros didáticos de história ser condenados?. In: Helenice Rocha; Marcelo Magalhães; Rebeca Gontijo. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2009, v. 1, p. 281-292.
___________________. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese de doutorado. PUC-SP, 1997
SAMPAIO, F. A. de A; CARVALHO, A. F. de. Com a palavra, o autor: em nossa defesa: um elogio à importância e uma crítica às limitações do Programa Nacional do Livro Didático. São Paulo: Editora Sarandi, 2010
SOUZA, D. M. Autoridade, autoria e o livro didático. Contexturas, n. 3, 1996
VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
VILELA, C. L. Currículo de geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.