ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA E OFICINAS FORMATIVAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA

Autores

  • Mayanne Brenda de Souza Siqueira
  • Ludimila Coelho Lucena Carvalho
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

O objetivo do trabalho foi desenvolver atividades investigativas de reforço escolar em Matemática por meio de atividades lúdicas em estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jorceli Sestari, em Santana do Araguaia, visando principalmente auxiliar aqueles que apresentam dificuldades nessa disciplina. Foram realizadas observação e identificação das dificuldades dos alunos e a partir disso, foram planejados e aplicados diversos jogos, entre eles: Sobe e desce na corrida dos números inteiros, matix, material dourado, ábaco, desenho de formas geométricas e tangram. O estudo fundamenta-se nas principais discussões teóricas acerca da relação jogo e aprendizagem. Refletiu-se sobre as contribuições das atividades de reforço e concluiu-se que o uso de materiais didáticos manipulativos se mostrou um excelente recurso didático ao contribuir de maneira significativa para minimizar as dificuldades dos alunos. As oficinas com jogos contribuíram para que eles compreendam as operações, a reta numérica, números inteiros e alguns fundamentos da geometria básica, sendo uma aprendizagem significativa por haver uma participação ativa dos alunos e interação sadia entre eles, além de desenvolverem as habilidades de: representar, argumentar e raciocinar matematicamente de forma criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Siqueira, M. B. de S., Carvalho, L. C. L., Evangelista, C. J., & Evangelista, D. H. R. (2024). ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA E OFICINAS FORMATIVAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2770

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>