EDUCAÇÃO E TESTEMUNHO: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA UMA SOCIEDADE NÃO-VIOLENTA
Resumo
O presente trabalho é resultado do projeto de ensino "Laboratório de Ensino de Literatura: estudo do
poema para uma sociedade não-violenta", que teve como principal objetivo desenvolver propostas didáticas
através do uso de poemas com teor testemunhal das regiões Sul e Sudeste do Pará, apoiando-se na Literatura
de Resistência (Bosi, 2002) e na Teoria do Testemunho (De Marco, 2004; Salgueiro, 2012; Seligmann-Silva,
2003; Souza, 2024). Para o desenvolvimento do projeto, foram realizadas oficinas com professores da
educação básica e estudantes universitários, além de intervenções com alunos em escolas da rede municipal
de Marabá-PA. Na elaboração do material foram considerados documentos orientadores, como a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Marabá.
Os resultados vieram através das produções dos alunos, como poemas e desenhos, que demonstraram o
desenvolvimento de competências na escrita e reflexão sobre as temáticas abordadas, também promovendo a
integração entre a educação básica e os conceitos teóricos abordados na academia. Ao final do cronograma, as
produções foram exibidas no pátio da instituição de ensino escolhida, proporcionando aos estudantes um
sentimento de valorização e servindo como um retorno imediato à comunidade escolar.