INTEGRAÇÃO DE SABERES ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS A PARTIR DO CULTIVO DE CACAU NO PROJETO DE ASSENTAMENTO GAMELEIRA

Authors

  • Delci Gomes Rego
  • Elane Sousa Silva
  • Maria Neuza da Silva Oliveira
  • Carlos Alberto Gaia Assunção

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo, relatar as atividades do ensino da matemática através da
vivência e realidade dos estudantes, na E.M.E.F. Jerusalém, município de Marabá-Pará, sendo desenvolvidas
por meio de observações e intervenções realizadas em sala de aula para contextualizar a experiência
adquirida na turma multisseriada do 4º e 5º ano, bem como aplicar pesquisas que colaboram com o processo
de ensino, na construção de práticas pedagógicas que possibilitam a aprendizagem dos estudantes no término
dos anos iniciais, Para isso, utilizamos metodologias de pesquisas, que insiram os conhecimentos
vivenciados de cada aluno, mobilizados a partir da economia do local, problematizando o cultivo do cacau na
região. Assim, é importante pensar a matemática como um meio de comunicação que transmite
conhecimento e contentamento no aprendizado, contribuindo para a superação de problemas no processo do
ensino e aprendizagem. A pesquisa é resultado do trabalho desenvolvido por intermédio do Programa
Residência Pedagógica -PRP, vinculado à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA,
possibilitando um diálogo com a Escola do Campo, sendo um importante espaço para experiência de
professores ainda em formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Rego, D. G. ., Silva, E. S. ., Oliveira, M. N. da S. ., & Assunção, C. A. G. . (2025). INTEGRAÇÃO DE SABERES ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS A PARTIR DO CULTIVO DE CACAU NO PROJETO DE ASSENTAMENTO GAMELEIRA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3050

Most read articles by the same author(s)