INTEGRAÇÃO DE SABERES ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS A PARTIR DO CULTIVO DE CACAU NO PROJETO DE ASSENTAMENTO GAMELEIRA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo, relatar as atividades do ensino da matemática através da
vivência e realidade dos estudantes, na E.M.E.F. Jerusalém, município de Marabá-Pará, sendo desenvolvidas
por meio de observações e intervenções realizadas em sala de aula para contextualizar a experiência
adquirida na turma multisseriada do 4º e 5º ano, bem como aplicar pesquisas que colaboram com o processo
de ensino, na construção de práticas pedagógicas que possibilitam a aprendizagem dos estudantes no término
dos anos iniciais, Para isso, utilizamos metodologias de pesquisas, que insiram os conhecimentos
vivenciados de cada aluno, mobilizados a partir da economia do local, problematizando o cultivo do cacau na
região. Assim, é importante pensar a matemática como um meio de comunicação que transmite
conhecimento e contentamento no aprendizado, contribuindo para a superação de problemas no processo do
ensino e aprendizagem. A pesquisa é resultado do trabalho desenvolvido por intermédio do Programa
Residência Pedagógica -PRP, vinculado à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA,
possibilitando um diálogo com a Escola do Campo, sendo um importante espaço para experiência de
professores ainda em formação.