Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/10.47694/issn.2674-7758.v2.i4.2020.0102

Palavras-chave:

História; Escritas do Tempo

Resumo

O dossiê intitulado “Biografias e trajetórias: vidas por escrito” — lançado em uma singular oportunidade de expor reflexões críticas sobre experiências de vidas plurais, diversas e atuantes — permite-nos conhecer “vidas escritas” por meio de um rigor analítico de cartas, diários, autobiografias, memórias, jornais, impressos diversos, narrativas densas e múltiplas e formas de vida em diferentes contextos, cenários, desafios e polivalências.

Ressaltamos, ainda, que as valiosas contribuições desse dossiê possibilitam a ampliação dos debates, das abordagens e das metodologias no trato com biografias e trajetórias. A mais variada gama de pesquisadores e pesquisadoras se debruçaram sobre fontes distintas para produzir reflexões historiográficas atuais e ancoradas em consistentes procedimentos teórico-metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Reis, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

É Professor Adjunto na Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Temporalidades, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Também foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, através da Universidade de Lisboa. Por fim, atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Tribunal do Santo Ofício português na Época Moderna; Práticas mágico-religiosas no mundo português da Época Moderna; Gênero e religiosidade; História e Patrimônio.

Karla Leandro Rascke, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Editora da Revista Escritas do Tempo.

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Geovanni Gomes Cabral, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Referências

-

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

REIS, . V.; RASCKE, . L.; CAVALCANTI, . V.; CABRAL, . G. Editorial. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2020. DOI: 10.47694/10.47694/issn.2674-7758.v2.i4.2020.0102. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1378. Acesso em: 23 nov. 2024.