O Dualismo Político de Igualdades Raciais na Educação: das cotas e do engodo meritocrático para a população negra
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v4.i10.2022.7185Palavras-chave:
Cotas raciais. Ações afirmativas. Racismo acadêmico. Reparação histórica.Resumo
O presente artigo busca fazer uma investigação bibliográfica dentro de algumas bases científicas distintas, que podem trazer uma discussão sobre a entrada e a permanência dos negros nas universidades brasileiras. Existem barreiras invisíveis que necessitam de desconstrução social constante dentro do universo acadêmico, bem como diante das perspectivas sociais e culturais em determinadas camadas no Brasil. Nossa metodologia seguirá uma visão crítica sobre a realidade brasileira acerca do que aqui chamamos de dualismo político: cotas e meritocracia. Portanto, todo processo de inserção é sistêmico e nem sempre igualitário; o que se faz necessário a criação de formas de tornar estes processos mais justos para quem ainda não pode competir em grau de igualdade com quem não sofreu algum tipo de trauma histórico-social.
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