O Dualismo Político de Igualdades Raciais na Educação: das cotas e do engodo meritocrático para a população negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v4.i10.2022.7185

Palavras-chave:

Cotas raciais. Ações afirmativas. Racismo acadêmico. Reparação histórica.

Resumo

O presente artigo busca fazer uma investigação bibliográfica dentro de algumas bases científicas distintas, que podem trazer uma discussão sobre a entrada e a permanência dos negros nas universidades brasileiras. Existem barreiras invisíveis que necessitam de desconstrução social constante dentro do universo acadêmico, bem como diante das perspectivas sociais e culturais em determinadas camadas no Brasil. Nossa metodologia seguirá uma visão crítica sobre a realidade brasileira acerca do que aqui chamamos de dualismo político: cotas e meritocracia. Portanto, todo processo de inserção é sistêmico e nem sempre igualitário; o que se faz necessário a criação de formas de tornar estes processos mais justos para quem ainda não pode competir em grau de igualdade com quem não sofreu algum tipo de trauma histórico-social.

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Biografia do Autor

Amanda Salomão, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do programa de de Pós-Graduação em Letras e Arte da universidade Estadual de Maringá (PLE) Professora de moda formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com pós em docência do ensino superior e sociologia (FAVENI), com foco em antropologia da mulher negra, mulherismo e estudos interdisciplinares, bem estar e coletividade da mulher negra retinta. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4744493510906415  amandalopesouza@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7353-3009   

Marivania Conceição Araujo, Universidade Estadual de Maringá

 Professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM), Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros da instituição (NEIAB/UEM). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). mcaraujo@uem.br. Marivânia Conceição Araujo (0000-0002-0580-0109) (orcid.org)

Caroliny Souza Nascimento Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

 Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/UEM). Cursista EPAA- 2021, graduada em Serviço Social pela FAFIPA/PR, especialista em gestão em serviço social, responsabilidade social e sustentabilidade e neurpedagogia na educação. pg403322@uem.br. Caroliny Souza Nascimento Cardoso (0000-0002-7957-4247) (orcid.org)

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

SALOMÃO, .; ARAUJO, . C.; CARDOSO, . S. N. O Dualismo Político de Igualdades Raciais na Educação: das cotas e do engodo meritocrático para a população negra. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 71–85, 2022. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v4.i10.2022.7185. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1862. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

v. 4 n. 10 (2022) Dossiê: Os feitos e os efeitos das cotas raciais no Brasil

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