"Apesar de cônsul, incitou a resistência": um estudo de caso da diplomacia consular das cidades de Jaguarão / Rio Branco atuante na rede de apoio à Leonel Brizola

Main Article Content

Darlise Gonçalves de Gonçalves
https://orcid.org/0000-0003-0223-8082

Resumo

Esse artigo aborda a atuação dos diplomatas: Jose Nogueira Pinto Machado, cônsul brasileiro atuante na cidade de Rio Branco, departamento de Cerro Largo, Uruguai; e de Jorge Bittar, cônsul uruguaio na cidade gaúcha de Jaguarão. Ambos estavam desenvolvendo suas atividades nessa fronteira quando houve o Golpe que depôs o presidente João Goulart em 1964. Assim, diante dos rumos que o país tomava, esses diplomatas se colocaram ao lado da legalidade. Seja convocando a população à resistência ou articulando esquemas de Travessia que viabilizavam a partida daqueles que no Brasil eram perseguidos pela ditadura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
DE GONÇALVES, D. "Apesar de cônsul, incitou a resistência": um estudo de caso da diplomacia consular das cidades de Jaguarão / Rio Branco atuante na rede de apoio à Leonel Brizola. Escritas do Tempo, v. 4, n. 12, p. 152-170, 28 dez. 2022.
Seção
v. 4 n. 12 (2022) Dossiê: De Norte a Sul, a sombra do autoritarismo
Biografia do Autor

Darlise Gonçalves de Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa. Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Recentemente, atua como pesquisadora no Projeto "Forças Armadas e Reconhecimento Institucional por Graves Violações de Direitos Humanos" (em andamento), coordenado pelo Front Instituto de Estudos Contemporâneos e pelo Instituto Vladimir Herzog. E-mail: darlisehistoriadora@yahoo.com

Referências

Arquivo Nacional. Fundo: Conselho de Segurança Nacional/ Localização: BRDFANBSBN8.O.PRO. Dossiê, p.2.
Arquivo Nacional. Fundo: Conselho de Segurança Nacional. Localização: BR DFANBSBN.8.0.AGB. Dossiê. p. 14-15.
Arquivo Nacional. Fundo: Divisão de inteligência do departamento da polícia federal. Localização: BRDFANBSBZD.
Arquivo Nacional. Fundo: Divisão de inteligência do departamento de policia federal. p.5. Localização: BRDFANBSBZD.
Arquivo Nacional. Fundo: Divisão de Segurança de informações do Ministério das Relações Exteriores. Localização: BR DFANBSB Z4. p.26-27.
Arquivo Nacional. Fundo: Divisão de Segurança de informações do Ministério das Relações Exteriores. Dossiê: Asilados Brasil/ Uruguai. p. 157. Localização: BR DFANBSB Z4.rex. adp.60.
Arquivo Nacional. Fundo: Serviço Nacional de Informações. Dossiê: Jose Nogueira Pinto Machado. p.11-12. Localização: BR DFANBSB. R8.
Arquivo Nacional. Fundo: Serviço Nacional de Informações. Informação n°22-2406/76. p. 2-3. Localização: BR DFANBSBNr8.
Arquivo Nacional. Fundo: Serviço Nacional de Informações. Localização: br_dfanbsb_v8_mic_gnc_aaa_76095648_d0001de0001.
ASEFF, Marlon Gonzales. Retratos do exílio: experiências, solidariedade e militância política de esquerda na fronteira Livramento/Rivera (1964-1974). Dissertação (mestrado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 2012.
ASSUMPÇÃO, Marla. Barbosa. A fronteira gaúcha como espaço crítico de defesa da Segurança Nacional: repressão e resistência nas cidades geminadas de Santana do Livramento-Rivera (1964-1968). Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Curso de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2011.
__________. A fronteira geminada de Santana do Livramento-Rivera como marco das conexões políticas regionais e internacionais: repressão e resistência em áreas de interesse da segurança nacional (1964-1973). Dissertação de mestrado (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2014.
FICO, Carlos. Ditadura militar: prefácios, palestras e posts. Ebook Amazon, 2020.
GONÇALVES, Darlise Gonçalves de. Travessia: O protagonismo da fronteiriça Jaguarão na rota dos passageiros da liberdade durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1973). Trabalho de conclusão de curso - (Licenciatura em História) – Curso de História, Universidade Federal do Pampa –UNIPAMPA, 2018.
_________. Acolhei aos perseguidos: as redes de mobilidade que salvaguardavam vidas na fronteiriça Jaguarão (1964-1975). Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
LEITE, Maria Claudia Moraes. A trajetória política de Leonel de Moura Brizola no exílio uruguaio (1964-1977). Dissertação de mestrado (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2015.
Ministério das Relações Exteriores, Sessão de Correspondência Especial, Correspondência Expedida, Secreto, Circulares, Despacho, Notas, Ofícios Expedidos, Pareceres e Memorandos, Embaixadas, Consulados, Diversos no Brasil. Ano:1964, caixa 35.
POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n.3, p.03-15, 1989.
SENHOR ZERO CINQUENTA E SETE. Acolhei aos perseguidos: as redes de mobilidade que salvaguardavam vidas na fronteiriça Jaguarão (1964-1975). Jaguarão, 23/12/2020. Entrevista concedida a Darlise Gonçalves de Gonçalves.
RICARDO, Claudio Maria. Travessia- o protagonismo da fronteira Jaguarão- Brasil/ Rio Branco- Uruguai na rota dos passageiros da liberdade durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1973). Jaguarão, 21/09/ 2018. Entrevista concedida a Darlise Gonçalves de Gonçalves.
RODEGHERO, Carla Simone.. Reflexões sobre a História e a historiografia da ditadura militar: o caso do Rio Grande do Sul. In: Vestígios do Passado a História e suas fontes. Anais eletrônicos do IX Encontro Estadual de História da ANPUH/RS. Porto Alegre, 2008.
VARGAS, Índio. Entrevista feita por Davi Arenhart Ruschel. In: Anexos, RUSCHEL, Davi Arenhart. Entre risos e prantos: as memórias acerca da luta armada contra a ditadura no Rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2011.
WASSERMAN, Claudia. “O golpe de 1964: Rio Grande do Sul o celeiro do Brasil” in: PADRÓS, Enrique Serra [et.al.] (org.); A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória. Porto Alegre: Corag, 2009. V.1. Capítulo. 2, p.51- 70.