Patrimônio cultural da Amazônia mosqueirense e História no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.7795Palavras-chave:
Patrimônio Cultural; História e Seu Ensino; Novo Ensino Médio; Amazônia Mosqueirense.Resumo
Este texto se propõe a entrelaçar Patrimônio Cultural, História e seu ensino e o Novo Ensino Médio. Debate o conceito de Patrimônio no Brasil, pensando-o como pode ser problematizado pela História e utilizado no ensino, dentro do formato do Ensino Médio, reformulado a partir da lei 13.415/2017. O locus da pesquisa é o distrito de Mosqueiro, que integra o território de Belém, capital do Pará. É uma parte da Amazônia Oriental, a qual denominamos “Amazônia Mosqueirense”. Trata-se de um artigo que apresenta a possibilidade de usar os bens culturais, por meio da Educação Patrimonial, no ensino de História, diante de um currículo do Novo Ensino Médio, que pouco evidencia a cultura e o patrimônio locais. Para tanto, compreendemos Patrimônio Cultural como um objeto de pesquisa da História, como fonte histórica, como recurso pedagógico e como elo de memória e identidade entre passado, presente e futuro.
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