Patrimônio cultural da Amazônia mosqueirense e História no Novo Ensino Médio

Autores

  • Daniel Rodrigues Tavares Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.7795

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural; História e Seu Ensino; Novo Ensino Médio; Amazônia Mosqueirense.

Resumo

Este texto se propõe a entrelaçar Patrimônio Cultural, História e seu ensino e o Novo Ensino Médio. Debate o conceito de Patrimônio no Brasil, pensando-o como pode ser problematizado pela História e utilizado no ensino, dentro do formato do Ensino Médio, reformulado a partir da lei 13.415/2017. O locus da pesquisa é o distrito de Mosqueiro, que integra o território de Belém, capital do Pará. É uma parte da Amazônia Oriental, a qual denominamos “Amazônia Mosqueirense”. Trata-se de um artigo que apresenta a possibilidade de usar os bens culturais, por meio da Educação Patrimonial, no ensino de História, diante de um currículo do Novo Ensino Médio, que pouco evidencia a cultura e o patrimônio locais. Para tanto, compreendemos Patrimônio Cultural como um objeto de pesquisa da História, como fonte histórica, como recurso pedagógico e como elo de memória e identidade entre passado, presente e futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Tavares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Memória e Patrimônio.  Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará (2019). Pós-Graduado (especialista) em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial pela FIBRA, Faculdades Integradas Brasil Amazônia (2013). Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2007).

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Basssanezi. Fontes históricas. 3ª Edição, 2ª Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
ALMEIDA, Fábio de. A Reforma do Ensino Médio brasileiro de 2017 nos moldes do sistema neoliberal. Dissertação. Mestrado em Educação. Lages-SC: UNIPLAC, 2018.
ALVES FILHO, Armando, et al. Pontos de História da Amazônia. Editora Paka-Tatu, 3ª edição. Belém, 2001.
ARÉVALO, Javier Marcos. La tradición, el patrimonio y la identidade. Revista de Estudios Extremeños, vol. 60, n. 3. Badajoz (Espanha), 2004, pp. 925-956. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1125260. Acesso: 03/05/2023.
Azevedo, João Lucio de. Os Jesuítas no Grão-Pará: suas missões e a colonização. Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão. Lisboa, 1901.
BESSA, Rejane Batista Farias. Diálogos interdisciplinares entre Biologia e História: a procura por elementos teóricos para elaboração de metodologias a partir do que dizem os professores. Dissertação. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Governador Valadares – MG: UFJF, 2020.
BRANDÃO, Eduardo. Mosqueiro: a história de um arquipélago no estuário amazônico. Ilhas Amazônicas. Halley SA Gráfica e Editora, nº 1, jan. Belém, 2006.
BUTLER, Judith. A Vida Psíquica do Poder. Teorias da sujeição. 1ª Ed. 5ª Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
CAVALCANTE, Fernanda; SILVA, Isaíde. O Patrimônio Cultural na educação escolar. Expressão Católica, vol. 7, nº 2. Quixadá-CE, 2018, pp. 83-90. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2181/0. Acesso: 16/08/2023.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 4ª edição. São Paulo: UNESP, 2006.
CHUVA, Márcia. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Artístico e Artístico Nacional, n. 34. Brasília, 2012, pp. 147-165. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat34_m.pdf. Acesso: 29/02/2024.
FELÍCIO, Sílvio Célio. Reforma do Ensino Médio e a disciplina História: leituras sobre as repercussões da BNCC. Dissertação. Mestrado em História. Catalão-GO: UFG, 2019.
FERREIRA, Marieta. História, tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, dezembro 2002, pp. 314 a 332. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-101X003006013. Acesso: 16/08/2023.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol. 28, nº 55, janeiro-junho, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/FqbLtvWWzbkQGZQsb5jkrjr/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 29/02/2024.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. História, memória e patrimônio. Revista do Patrimônio Artístico e Artístico Nacional, n. 34. Brasília, 2012, pp. 91-111. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat34_m.pdf. Acesso: 29/02/2024.
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, vol. 22, nº 36: Jul/Dez. Belo Horizonte, 2006, pp. 261-273. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/qhLrpqw77Bgwq8Gv3wbRX4x/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 29/02/2024.
MACEDO, Elizabeth. Fazendo a base virar realidade: competências e germe da comparação. Revista Retratos da Escola, vol. 13, nº 25: jan/maio. Brasíli-DF, 2019, pp. 39-58. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/967. Acesso: 10/10/2022.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 9ª Reimpressão. São Paulo: N-1, 2021.
NORA, Pierre. Entre Memória e História. A problemática dos lugares. Projeto História, vol. 10. São Paulo: 1993, pp. 7-28. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101. Acesso: 16/08/2023.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O Patrimônio histórico: objeto de pesquisa do historiador. HISTÓRIA UNICAP, v. 4, n. 7. Recife-PE, 2017, pp. 5–14. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/971. Acesso em: 24/02/2024.
PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. Documento curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio. Volume II. Belém: SEDUC-PA, 2020.
SOUZA JÚNIOR, José Maria Reis e. A natureza do turismo e o turismo de natureza na Amazônia: ecoturismo de base comunitária e territorialidades de Caruaru, Ilha de Mosqueiro. Dissertação. Mestrado em Geografia. Belém: UFPA, 2012.
TAVARES, Daniel Rodrigues. O ensino de História por meio da Educação Patrimonial na Ilha de Mosqueiro. Dissertação. Mestrado Profissional em Ensino de História. Ananindeua - PA: UFPA, 2019.
TEIXEIRA, Cláudia Adriana Rocha. A Educação Patrimonial no Ensino de História. Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, vol. 22, nº 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/868. Acesso: 16/08/2023.
WATHIER, Valdoir Pedro. Reforma do Ensino Médio: vamos pensar uma educação ecossistêmica? Tese. Doutorado em Educação. Brasília-DF: UCB, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

TAVARES, . R. Patrimônio cultural da Amazônia mosqueirense e História no Novo Ensino Médio. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 77–95, 2024. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.7795. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/2828. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

v. 5 n. 14 (2024) Dossiê: Patrimônio Cultural