Patrimônio cultural da Amazônia mosqueirense e História no Novo Ensino Médio

Autores

  • Daniel Rodrigues Tavares Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.7795

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural; História e Seu Ensino; Novo Ensino Médio; Amazônia Mosqueirense.

Resumo

Este texto se propõe a entrelaçar Patrimônio Cultural, História e seu ensino e o Novo Ensino Médio. Debate o conceito de Patrimônio no Brasil, pensando-o como pode ser problematizado pela História e utilizado no ensino, dentro do formato do Ensino Médio, reformulado a partir da lei 13.415/2017. O locus da pesquisa é o distrito de Mosqueiro, que integra o território de Belém, capital do Pará. É uma parte da Amazônia Oriental, a qual denominamos “Amazônia Mosqueirense”. Trata-se de um artigo que apresenta a possibilidade de usar os bens culturais, por meio da Educação Patrimonial, no ensino de História, diante de um currículo do Novo Ensino Médio, que pouco evidencia a cultura e o patrimônio locais. Para tanto, compreendemos Patrimônio Cultural como um objeto de pesquisa da História, como fonte histórica, como recurso pedagógico e como elo de memória e identidade entre passado, presente e futuro.

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Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Tavares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Memória e Patrimônio.  Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará (2019). Pós-Graduado (especialista) em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial pela FIBRA, Faculdades Integradas Brasil Amazônia (2013). Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2007).

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

TAVARES, . R. Patrimônio cultural da Amazônia mosqueirense e História no Novo Ensino Médio. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 77–95, 2024. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.7795. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/2828. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v. 5 n. 14 (2024) Dossiê: Patrimônio Cultural