De mãos dadas pela foz do rio Amazonas”: vilas e povoamentos na costa setentrional do Grão-Pará na segunda metade do século XVIII

Main Article Content

Paulo Marcelo Cambraia da Costa

Resumo

Este artigo objetiva acompanhar as décadas iniciais de criação das vilas Vistosa de Madre de Deus, Nova Mazagão e São José de Macapá, localizadas na costa setentrional do Grão-Pará, aquelas vilas fizeram parte de um processo de urbanização da Amazônia na segunda metade do século XVIII. Evidenciaremos as tentativas do Estado Português em buscar a todo custo ocupar e defender a foz do rio Amazonas frente aos interesses dos outros Estados europeus, especialmente a França. Porém, demostraremos que as ações do Estado português foram bem limitadas pelas iniciativas e escolhas dos sujeitos que ali já estavam ou que foram trazidos para aquelas terras, especialmente indígenas e trabalhadores escravizados de origem africana.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
COSTA, P. M. C. De mãos dadas pela foz do rio Amazonas”: vilas e povoamentos na costa setentrional do Grão-Pará na segunda metade do século XVIII. Escritas do Tempo, v. 1, n. 1, p. 117-139, 30 jun. 2019.
Seção
Artigos