Apresentação do Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades"

Palavras-chave: Amazônia

Resumo

É imprescindível buscar reconstruir nossas representações sobre a Amazônia, se de fato desejamos colocá-la no centro do destino nacional e do equilíbrioclimático global. E isso passa certamente pelo exercício de uma pesquisa social que esteja seriamente comprometida em tentar ouvir os povos que habitam os territórios amazônicos. Reconfigurar nossas representações depende fundamentalmente de nos deixarmos impactar por esses lugares, seus saberes, suas histórias de resistências... é desarmar-se de nosso instrumental teórico forjado “de fora”, abolindo as hierarquias epistemológicas para nutrir-se das categorias e representações das pessoas que comvivem com as Amazônias. Assim sendo, povos e culturas, com suas formas e visões de mundo, produzem manifestações e caminhos de análise múltiplos. Seja no campo da História ou das demais Ciências Sociais, em crescente movimento de ampliar horizontes sobre as Amazônias,intelectuais têm se debruçado em análises sobre relações que permeiam sentidos e ênfases distintas. Em interfaces de tempos e espaços, desde concepções coletivas, comunitárias ou grupais, produzindo e transmitindo e culturas e saberes, em distintas linguagens, materialidades e espiritualidades, sujeitos históricos emergem em narrativas inovadoras sobre a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Leandro Rascke, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na graduação e na pós-graduação. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Presidente da Comissão Permanente para Diversidade, Heteroidentificação e Etnicidade da Unifesspa. Editora da Revista Escritas do Tempo.
Rogério de Carvalho Veras, Universidade Federal do Maranhão
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia (UFMA/ Imperatriz-MA), do Mestrado Profissional em Ensino de História (UFMA/ São Luís-MA) e do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (UFMA/Imperatriz-MA).
Paulo Marcelo Cambraia da Costa, Universidade Federal do Amapá
Docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atua na graduação e na pós-graduação como professor de História da Amazônia. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena o Grupo de Estudos Coloniais Amazônicos (GESCAM) e compõem o Comitê Editorial da Revista Fronteiras & Debates (publicação do colegiado de História da UNIFAP).

Referências

-
Publicado
2021-04-30
Visualizações
  • Artigo 8
  • PDF 7
Como Citar
Rascke, K., Veras, R., & Costa, P. (2021). Apresentação do Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades". Escritas Do Tempo, 3(7), 03-07. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.0307
Seção
Apresentação de Dossiê Temático