Editorial - Por uma política de valorização das Revistas acadêmicas na área de História

Main Article Content

Erinaldo Vicente Cavalcanti
https://orcid.org/0000-0002-9912-5713
Geovanni Gomes Cabral
https://orcid.org/0000-0003-0768-8525
Karla Leandro Rascke
https://orcid.org/0000-0002-1587-438X
Marcus Vinicius Reis
https://orcid.org/0000-0002-5972-1289

Resumo

A ideia deste editorial coletivo surgiu, foi discutida e elaborada no Fórum de Editores de periódicos da ANPUH-Brasil (https://anpuh.org.br/index.php/forum-de-editores-2), entre os meses de setembro e novembro de 2021. Buscou-se na iniciativa elementos consensuais no campo da História, aqui representado pelos editores de vários dos periódicos da área, em defesa dos artigos publicados, dos trabalhos realizados pelas revistas e por suas equipes editoriais. Destacar o valor dos nossos periódicos e artigos não é menosprezar ou reduzir o papel do livro autoral junto à área, mas é reconhecer que a manutenção e existência dos periódicos, enquanto trabalho de médio e longo prazo, requerem atenção e trabalhos específicos, nem sempre reconhecidos pelas instâncias e instituições que os abrigam. De tal modo, esta iniciativa visa lançar luz e fomentar o debate sobre
o papel dos periódicos e seu lugar na circulação de conhecimento, o papel das equipes editoriais (editores, pareceristas, entre outros), necessidade de financiamento público (na garantia do acesso aberto diamante) e importância dos apoios institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
CAVALCANTI, E.; CABRAL, G.; RASCKE, K.; REIS, M. Editorial - Por uma política de valorização das Revistas acadêmicas na área de História. Escritas do Tempo, v. 3, n. 9, p. 1-7, 30 dez. 2021.
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, UFPA

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Geovanni Gomes Cabral, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Karla Leandro Rascke, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Editora da Revista Escritas do Tempo.

Marcus Vinicius Reis, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Referências

SITUAÇÃO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS brasileiros. Academia Brasileira de Ciências.
11 jun. 2021. Disponível em: http://www.abc.org.br/2021/06/11/manifestacao-situacao-dosperiodicos-cientificos-brasileiros/. Acesso em: 28 jun. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)