Do Céu de Menocchio aos Terreiros infernizados: formas de crer e intolerâncias religiosas da Modernidade aos tempos atuais

Palavras-chave: Intolerância religiosa, Tolerância religiosa, Religiosidades

Resumo

Apresentação do Dossiê Temático "Religiosidades e Intolerâncias: reflexões e problemáticas do Mundo Moderno à Contemporaneidade"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Reis, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
É Professor Adjunto na Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Temporalidades, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Também foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, através da Universidade de Lisboa. Por fim, atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Tribunal do Santo Ofício português na Época Moderna; Práticas mágico-religiosas no mundo português da Época Moderna; Gênero e religiosidade; História e Patrimônio.
Angelo Adriano Faria de Assis, Universidade Federal de Viçosa
Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em História pela UFF.

Referências

DIX, Steffen. O que significa o estudo das religiões: uma ciência monolítica ou interdisciplinar? Revista lusófona de ciência das religiões, ano VI, n. 11, p. 11-31, 2007.
JULIA, Dominique. A religião: História religiosa. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novas abordagens. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1976. p. 106-131.
Publicado
2020-02-29
Visualizações
  • Artigo 140
  • PDF 93
Como Citar
Reis, M., & Assis, A. (2020). Do Céu de Menocchio aos Terreiros infernizados: formas de crer e intolerâncias religiosas da Modernidade aos tempos atuais. Escritas Do Tempo, 1(3), 3-7. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v1.i3.20192020.0307

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)