Editorial

Palavras-chave: História; Escritas do Tempo

Resumo

O dossiê intitulado “Biografias e trajetórias: vidas por escrito” — lançado em uma singular oportunidade de expor reflexões críticas sobre experiências de vidas plurais, diversas e atuantes — permite-nos conhecer “vidas escritas” por meio de um rigor analítico de cartas, diários, autobiografias, memórias, jornais, impressos diversos, narrativas densas e múltiplas e formas de vida em diferentes contextos, cenários, desafios e polivalências. Ressaltamos, ainda, que as valiosas contribuições desse dossiê possibilitam a ampliação dos debates, das abordagens e das metodologias no trato com biografias e trajetórias. A mais variada gama de pesquisadores e pesquisadoras se debruçaram sobre fontes distintas para produzir reflexões historiográficas atuais e ancoradas em consistentes procedimentos teórico-metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Reis, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
É Professor Adjunto na Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Temporalidades, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Também foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, através da Universidade de Lisboa. Por fim, atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Tribunal do Santo Ofício português na Época Moderna; Práticas mágico-religiosas no mundo português da Época Moderna; Gênero e religiosidade; História e Patrimônio.
Karla Leandro Rascke, UNIFESSPA
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Editora da Revista Escritas do Tempo.
Erinaldo Vicente Cavalcanti, UNIFESSPA
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.
Geovanni Gomes Cabral, UNIFESSPA
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Referências

-
Publicado
2020-06-30
Visualizações
  • Artigo 27
  • PDF 70
Como Citar
Reis, M., Rascke, K., Cavalcanti, E., & Cabral, G. (2020). Editorial. Escritas Do Tempo, 2(4), 1-2. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1378

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)