Patrimônio Imaterial de Marabá: a Festa do Divino em cores, fé e devoção

Main Article Content

Geovanni Gomes Cabral
https://orcid.org/0000-0003-0768-8525

Resumo

O livro A festa do Divino Espírito Santo: uma homenagem ao patrimônio cultural Marabaense foi organizado por Ramon de Souza Cabral, que atua na Fundação Casa da Cultura de Marabá (PA), especificamente no NAEEP- Núcleo de Arqueologia, Etnologia e Educação Patrimonial. Um trabalho de pesquisa primoroso, constituindo contribuição importante para os festejos da cidade, desde a coleta das fontes documentais à escolha das imagens fotográficas que ilustram suas 200 páginas. O autor teve a preocupação de trazer histórias e trajetórias da festa do Divino Espírito Santo na cidade de Marabá. Um projeto que teve início com a preocupação da Casa da Cultura em registrar manifestações populares, memórias e práticas culturais marabaenses. A questão era não deixar no esquecimento, e sim escrever suas histórias, preservar, manter viva as diversas atividades culturais presente em Marabá. E a Festa do Divino foi o projeto que deu a largada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
CABRAL, G. Patrimônio Imaterial de Marabá: a Festa do Divino em cores, fé e devoção. Escritas do Tempo, v. 4, n. 10, p. 149-151, 30 abr. 2022.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Geovanni Gomes Cabral, UNIFESSPA

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Referências

ABREU, Martha C. O Império do Divino: Festas religiosas e Cultura Popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: São Paulo: Fapesp, 1999.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SANTOS, Mário Ribeiro. Noites festivas de junho. Histórias e representações do São João no Recife (1910-1970). Recife: Editora da UFPE, 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)