Editorial

Palavras-chave: História, Amazônia

Resumo

Lançamos nessa edição da Revista Escritas do Tempo diferentes artigos que compõem o dossiê intitulado “Amazônia, fronteiras e diversidades”. A proposta desse número é mesclada por textos articulados ao tema de Amazônia(s) e suas diversidades e fronteiras, em plurais experiências de sujeitos históricos, contextos, períodos, abordagens e epistemologias. Reflexões/pesquisas e escutas em narrativas textuais que permitem evidenciar experiências das diversidades amazônicas são demonstradas nessa edição, constando de análises de registros imagéticos, escritos, sonoros, rítmicas evidenciando saberes e viveres de povos e comunidades do campo e da cidade, povos indígenas e comunidades quilombolas, espaços e estratégias educacionais e políticas de ação afirmativa, artes e suas linguagens, numa emergência de múltiplas Amazônia(s) e seus contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Reis, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
É Professor Adjunto na Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Temporalidades, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Também foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, através da Universidade de Lisboa. Por fim, atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Tribunal do Santo Ofício português na Época Moderna; Práticas mágico-religiosas no mundo português da Época Moderna; Gênero e religiosidade; História e Patrimônio.
Karla Leandro Rascke, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pelaUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História(PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.
Geovanni Gomes Cabral, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pelaUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa).Editor da Revista Escritas do Tempo.
Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pelaUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História(PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Referências

ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues de; ISHII. Raquel Alves. Cultura e Natureza, Arte e Política na Amazônia Acreana. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 24, n. 2, p.

-210, abr./jun. 2014.

Publicado
2021-04-30
Visualizações
  • Artigo 3
  • PDF 15
Como Citar
Reis, M., Rascke, K., Cabral, G., & Cavalcanti, E. (2021). Editorial. Escritas Do Tempo, 3(7), 01-02. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.0102

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>