Editorial

Palavras-chave: História; Ensino de História

Resumo

Dimensões como o tempo histórico linear, evolutivo e eurocêntrico, numa concepção de História dos grandes temas e cânones, evidenciadas na produção didática até a década de 1990, revelam tensões quanto a saberes e conhecimentos ainda hoje presentes em nossa área. Muitas vezes, embasados em categorias coloniais, nossos livros didáticos, nossas narrativas e nossas linhas interpretativas reforçam plataformas discursivas racializantes, ocidentalizadas e simplificadas dos processos históricos. Silêncios e banalizações podem provocar distorções na e sobre a História ensinada (CONCEIÇÃO, 2017). A História e seu ensino requerem reflexões críticas e construtivas, no sentido de compreender processos, escolhas e intenções quanto aos acontecimentos e partícipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Leandro Rascke, Unifesspa
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Editora da Revista Escritas do Tempo.
Geovanni Gomes Cabral, Unifesspa
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.
Erinaldo Vicente Cavalcanti, Unifesspa
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.
Marcus Vinicius Reis, Unifesspa
Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Referências

CONCEIÇÃO, Maria Telvira. Os discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995). Educação e Realidade, Porto Alegre, 2017, v. 42, n. 1, p. 35-58.
Publicado
2020-12-17
Visualizações
  • Artigo 36
  • PDF 25
Como Citar
Rascke, K., Cabral, G., Cavalcanti, E., & Reis, M. (2020). Editorial. Escritas Do Tempo, 2(6), 1-2. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.0102

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)