Editorial
Palavras-chave:
História; Ensino de História
Resumo
Dimensões como o tempo histórico linear, evolutivo e eurocêntrico, numa concepção de História dos grandes temas e cânones, evidenciadas na produção didática até a década de 1990, revelam tensões quanto a saberes e conhecimentos ainda hoje presentes em nossa área. Muitas vezes, embasados em categorias coloniais, nossos livros didáticos, nossas narrativas e nossas linhas interpretativas reforçam plataformas discursivas racializantes, ocidentalizadas e simplificadas dos processos históricos. Silêncios e banalizações podem provocar distorções na e sobre a História ensinada (CONCEIÇÃO, 2017). A História e seu ensino requerem reflexões críticas e construtivas, no sentido de compreender processos, escolhas e intenções quanto aos acontecimentos e partícipes.Downloads
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Referências
CONCEIÇÃO, Maria Telvira. Os discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995). Educação e Realidade, Porto Alegre, 2017, v. 42, n. 1, p. 35-58.
Publicado
2020-12-17
Visualizações
- Artigo 54
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Como Citar
Rascke, K., Cabral, G., Cavalcanti, E., & Reis, M. (2020). Editorial. Escritas Do Tempo, 2(6), 1-2. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.0102
Seção
Editorial
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