Editorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.0102

Keywords:

História; Ensino de História

Abstract

Dimensões como o tempo histórico linear, evolutivo e eurocêntrico, numa concepção de História dos grandes temas e cânones, evidenciadas na produção didática até a década de 1990, revelam tensões quanto a saberes e conhecimentos ainda hoje presentes em nossa área. Muitas vezes, embasados em categorias coloniais, nossos livros didáticos, nossas narrativas e nossas linhas interpretativas reforçam plataformas discursivas racializantes, ocidentalizadas e simplificadas dos processos históricos. Silêncios e banalizações podem provocar distorções na e sobre a História ensinada (CONCEIÇÃO, 2017). A História e seu ensino requerem reflexões críticas e construtivas, no sentido de compreender processos, escolhas e intenções quanto aos acontecimentos e partícipes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Leandro Rascke, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Editora da Revista Escritas do Tempo.

Geovanni Gomes Cabral, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Marcus Vinicius Reis, Unifesspa

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor da Revista Escritas do Tempo.

References

CONCEIÇÃO, Maria Telvira. Os discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995). Educação e Realidade, Porto Alegre, 2017, v. 42, n. 1, p. 35-58.

Published

2020-12-17

How to Cite

RASCKE, . L.; CABRAL, . G.; CAVALCANTI, . V.; REIS, . V. Editorial. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 1–2, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.0102. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1530. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>