De mãos dadas pela foz do rio Amazonas”: vilas e povoamentos na costa setentrional do Grão-Pará na segunda metade do século XVIII

Autores

  • Paulo Marcelo Cambraia da Costa Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Grão-Pará - vilas - urbanização - foz do Amazonas – fronteiras.

Resumo

Este artigo objetiva acompanhar as décadas iniciais de criação das vilas Vistosa de Madre de Deus, Nova Mazagão e São José de Macapá, localizadas na costa setentrional do Grão-Pará, aquelas vilas fizeram parte de um processo de urbanização da Amazônia na segunda metade do século XVIII. Evidenciaremos as tentativas do Estado Português em buscar a todo custo ocupar e defender a foz do rio Amazonas frente aos interesses dos outros Estados europeus, especialmente a França. Porém, demostraremos que as ações do Estado português foram bem limitadas pelas iniciativas e escolhas dos sujeitos que ali já estavam ou que foram trazidos para aquelas terras, especialmente indígenas e trabalhadores escravizados de origem africana.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

COSTA, . M. C. da. De mãos dadas pela foz do rio Amazonas”: vilas e povoamentos na costa setentrional do Grão-Pará na segunda metade do século XVIII. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 117–139, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/406. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)