Inquisição e Audiovisual: A Representação do Santo Ofício Português no Cinema e na Televisão Brasileira entre a Década de 90 e Os Anos 2000.
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i9.2021.1224Keywords:
Inquisição - Audiovisual - Cinema - Televisão - Representação.Abstract
Trata-se de um artigo sobre a representação do Santo Ofício da Inquisição Portuguesa nas obras da experiência audiovisual brasileira da década de 90 do século XX aos anos 2000, com estudos de caso focados no cinema e na televisão.
Palavras-chave: Inquisição. Portugal. Brasil. Representação. Audiovisual.
Downloads
References
BAMBA, Mahomed (Org.) A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador: EDUFBA, 2013.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.
D’ALESSIO, Marcia Mansor. Madeleine Rebérioux. Reflexões sobre o saber histórico. Pierre Vilar, Michel Vovelle. Madeleine Rebérioux. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
DINES, Alberto. Vínculos de Fogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
QUEIROZ, Dinah Silveira de. A Muralha. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2000.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HAGEMEYER, Rafael Rosa. História e Audiovisual. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
KORNIS, Mônica Almeida. “Agosto e agostos: a história na mídia”. In: Vargas e a crise dos anos 50 (org. Ângela de Castro Gomes). Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1994.
NAZÁRIO, Luiz. O sagrado no Cinema. Editora 64: Revista Cult, 16 de julho de 2010.
NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção (Org.). Cinema-História. Teoria e representações sociais no Cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
RODAN, R. Joana D’Arc no cinema. Jornal Correio Popular, 02 de dezembro de 2014.
SARAIVA, José Antonio. Inquisição e cristãos-novos. Lisboa: Estampa, 1969.
SILVA, Sávio Tarso Pereira. História, documentário e exclusão social. In: NÓVOA, Jorge e BARROS, José D’Assunção. Cinema-História: Teoria e Representações Sociais no Cinema. Rio de janeiro: Apicuri, 2008.
XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena. Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. SP: Cosac & Naify, 2003.
Referências filmográficas e minisséries (ordem cronológica)
O Judeu (Tom Job Azulay), 1995.
A Muralha (Denise Saraceni, Carlos Araújo e Núcleo de Denise Saraceni), 2000.
Desmundo (Alain Fresnot), 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.