A História como pedagogia cívica na Amazônia do início do século XX

Autores

  • Silvio Ferreira Rodrigues Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.281304

Palavras-chave:

História da Amazônia. Pedagogia cívica. Identidade nacional.

Resumo

Este artigo pretende discutir o uso da história como instrumento pedagógico na construção da identidade nacional na Amazônia no início do século XX. Desse modo, as estratégias utilizadas por um grupo de intelectuais abrigados no Instituto Histórico e Geográfico do Pará procuravam inserir a história da Amazônia no corpo da história nacional. O objetivo era, sobretudo, rever o passado e buscar desenvolver, no espírito e no coração do “povo”, o sentimento de pertencimento à pátria, sendo que as festas cívicas e a história propagada deveriam servir para consolidar esse ideal no extremo norte do Brasil.

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Biografia do Autor

Silvio Ferreira Rodrigues, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui graduação História (Licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado e doutorado em História social da Amazônia pela UFPA (2004 e 2015). Fez viagem de investigação com bolsa (Prointer/Santander) na Accademia di San Luca em Roma (2014) sobre os artistas italianos que atuaram no Pará no século XIX. Seus trabalhos transitam nos campos da história social da medicina e da ciência e, mais recentemente, no campo da história social da arte na Amazônia nos séculos XVIII e XIX. Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, onde pesquisa sobre ensino de história e usos da imagem em sala de aula.

Referências

Fontes manuscritas
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IHGP, Atas (1917-1919), Pacote: 02, Ata da sessão de administração de Diretoria e Conselho do IHGP, realizada a 18 de março de 1918.
IHGP, Atas (1917-1919), Pacote: 02, Ata da sessão de administração e estudos do IHGP, realizada em 22 de março de 1918
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IHGP, Relatório de presidentes (1918-1931), Pacote: 01, Relatório apresentado ao IHGP, em sessão de 6 de março de 1919.

Fontes impressas
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Publicado

2020-12-17

Como Citar

RODRIGUES, . F. A História como pedagogia cívica na Amazônia do início do século XX. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 281–304, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.281304. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1354. Acesso em: 27 nov. 2024.