Questões sobre os usos do patrimônio arquitetônico no ensino de história: um estudo de caso das igrejas de São Pedro dos Clérigos (Recife - PE) e de Nossa Senhora do Carmo (João Pessoa - PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.3458

Palavras-chave:

Ensino de história, Educação Patrimonial, Patrimônio Arquitetônico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre como a educação patrimonial, em diálogo com os lugares de memória, pode contribuir para o ensino de História. Sendo assim, o propósito é investigar o potencial da Igreja de São Pedro dos Clérigos (Recife - PE) e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (João Pessoa - PB) na construção de uma educação crítica que coloca em evidência os jogos de poder que estão inerentes ao campo do patrimônio. A partir disso, propõe-se expressar a importância da concepção de atividades que utilizam o patrimônio como ferramenta no ensino de História. Para tanto, será analisado como o currículo, em específico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tratam a questão patrimonial nesta disciplina. Nesse viés, esta pesquisa parte da relevância em debater como essas práticas que exploram os bens culturais locais auxiliam na construção de saberes na História.

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Biografia do Autor

Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduada no Curso de Licenciatura em História (UEPB). Pós-Graduada em Estudos em História Local - Sociedade, Educação e Cultura na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em História Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH-UFCG). Especialização em andamento em Docência Pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Débora Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em andamento em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Lucas Thiago Rodarte Alvarenga, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda (2005), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciatura em História pela Universidade Paulista (UNIP), concluída em 2019. Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (2017) e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Assis/SP, em 2022. Atua como professor visitante em História pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus avançado Arcos/MG. 

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

BORGES, . E. G. C.; BARBOSA, . G.; ALVARENGA, . T. R. Questões sobre os usos do patrimônio arquitetônico no ensino de história: um estudo de caso das igrejas de São Pedro dos Clérigos (Recife - PE) e de Nossa Senhora do Carmo (João Pessoa - PB). Escritas do Tempo, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 34–58, 2024. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.3458. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/2824. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v. 5 n. 14 (2024) Dossiê: Patrimônio Cultural