ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO EM DISCIPLINAS DO EIXO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE DO CURSO DE BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA: ANÁLISE DESCRITIVA DA ATUAÇÃO DA MONITORIA

Authors

  • Viviane Bitencourt Pinto
  • Carlla Danyelle Batista da Silva
  • Aline Coutinho Cavalcanti

Abstract

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica
realizadas nas disciplinas do eixo de Educação e Pesquisa em Saúde do Bacharelado em Saúde Coletiva,
durante o período de março de 2022 a abril de 2023 com vigência do contrato relativo aos semestres 2021.4 a
2022.4 desenvolvido com as turmas 2021 e 2022. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir
das experiências vividas pelas monitoras. Estratégias ativas de ensino foram utilizadas durante a monitoria e
aconteceram em espaços de diálogos por meio de oficinas, conforme a demanda dos discentes: “Como
pesquisar artigos científicos”; Normas ABNT”, “Primeiro Acesso ao Sigaa e criação do e-mail institucional”
e “Construção de Portfólio”, somado a isso, bate-papos e encontros individuais para auxílio na elaboração de
trabalhos, esclarecimentos de dúvidas a respeito de conteúdos ministrados em sala de aula, podendo, desse
modo, os discentes expressarem suas dúvidas, questionamentos ou mesmo sugestões, para que o aprendizado
em pares se estabelecesse da melhor forma possível. A monitoria é ferramenta essencial no processo de
ensino e de aprendizagem para ser utilizada pelos cursos de graduação. O discente monitor adquire
experiência diferenciada na vida acadêmica, além disso auxilia os colegas em dificuldades e dúvidas e
facilita a interação entre o docente e discente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-02-05

How to Cite

Pinto, V. B., Silva, C. D. B. da, & Cavalcanti, A. C. (2024). ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO EM DISCIPLINAS DO EIXO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE DO CURSO DE BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA: ANÁLISE DESCRITIVA DA ATUAÇÃO DA MONITORIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2708

Most read articles by the same author(s)