A Revista Escritas do Tempo nasce com uma das primeiras ações do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Unifesspa, constituindo espaço especializado para publicação de artigos, dossiês, entrevistas e resenhas. Trata-se de uma revista online de acesso aberto, imediato e gratuito, com fluxo contínuo de recebimento de propostas de publicação, permitindo diferentes perspectivas de análise, sujeitos históricos, interrogações, reflexões, temas e temáticas de estudo, por diferentes ângulos teóricos e metodológicos.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq:

Área principal: História
Qualis:
B3 
ISSN: 2674-7758

 

Novo Número da Escritas do Tempo

2024-02-04

A Revista Escritas do Tempo do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGHIST/Unifesspa), apresenta o seu mais novo Dossiê, intitulado: Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI, v. 4, n. 13. 

v. 5 n. 13 (2023): Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI

A Revista Escritas do Tempo do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGHIST/Unifesspa), apresenta o seu mais novo Dossiê, intitulado: Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI, v. 4, n. 13. De acordo com os dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, entre 1995 e 2022, quase 60 mil pessoas foram resgatadas em diferentes regiões brasileiras do trabalho análogo à escravidão na área rural e urbana, a maioria de sexo masculino, cor preta ou parda e com baixa escolaridade. Nos trabalhos rurais, foram resgatadas pessoas envolvidas em atividades de pecuária, agricultura e carvoaria. As atividades urbanas se relacionavam a exploração sexual, produção de roupa, construção civil, telefonia, comércio, trabalho doméstico e em áreas que envolvem tecnologias mais sofisticadas. Ao mesmo tempo, têm crescido, no espaço acadêmico, estudos sobre o fenômeno da escravização de pessoas no Brasil e no exterior.

Publicado: 2024-02-03

O trabalho para as pessoas mais pobres do Brasil

Marcus Vinicius Reis; Dalila Varela Singulane

01-02

Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI

Geovanni Gomes Cabral, Airton dos Reis Pereira, Ricardo Rezende Figueira

03-07

O humanismo Freireano: a presença de Jacques Maritain

Renilson Rosa Ribeiro, Emerson de Arruda, João Clemente de Souza Neto

116-129

As Moscas, os Hereges e o gênero da bruxaria

Tamar Herzig; Marcus Reis, Tradutor, Amanda Jacobsen de Oliveira, Tradutora

130-155

Ver Todas as Edições