O programa de apoio ao estudante quilombola (PAEQUI) como política de permanência numa universidade na Amazônia (UNIFESSPA-PA)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.124146

Keywords:

Ações afirmativas. Estudantes quilombolas. Unifesspa. Programa de Ensino.

Abstract

O trabalho foca a experiência de realização do Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (PAEQUI), que constitui uma política preocupada com a permanência de estudantes quilombolas ingressantes na Unifesspa via Processo Seletivo Específico Indígena e Quilombola (PSIQ). O estudo foi realizado com a análise de fontes documentais, notas de campo, relatórios parciais e finais produzidos pelas discentes apoiadoras e pelas coordenadoras, destacando o funcionamento do PAEQUI  em dois grupos na unidade 3, campus de Marabá. Objetivou-se analisar os avanços e desafios na implementação dessa política de permanência voltada para os estudantes quilombolas na instituição. Constatou-se que o Programa possui experiências exitosas e desafios quanto a ações articuladas entre a PROEG e as coordenações dos grupos de apoiadores que possibilitem efetivamente o sucesso acadêmico dos discentes apoiados.

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Author Biographies

Karla Leandro Rascke, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em História (PPGHIST e ProfHistória). Editora da Revista Escritas do Tempo. Possui Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2018), Mestrado em História Social pela PUC-SP (2013) e Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). É pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB-UDESC). Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação (NUmbuntu-Unifesspa) e os Grupos de Pesquisa Gênero, Raça, Estudos Amazônicos e Linguagens (GReal-Unifesspa) e Multiculturalismo: estudos africanos e da diáspora (UDESC). Sócia efetiva da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, da África e da Diáspora, atuando principalmente nos seguintes temas: história, populações de origem africana, irmandades negras, associações negras, relações étnico-raciais e ensino de História, ações afirmativas e diversidade.

Jheyciele Naira dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejmanento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM). Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Foi monitora no Projeto de Apoio Ao Estudante Quilombola - PAEQUI (2018-2019), sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar.

Maria Cristina Macedo Alencar, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Linguística (UFSC/SC),com estadia de pesquisa no Seminário de Romanística da Universidade de Heidelberg (Alemanha). Docente na UNIFESSPA. Exerce liderança compartilhada no Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (GEIA/CNPq/UNIFESSPA). Está em função administrativa na Coordenadoria de Apoio à Diversidade Étnico-Racial [CADER] do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE/UNIFESSPA).

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Published

2021-04-30

How to Cite

RASCKE, . L.; DOS SANTOS, . N.; ALENCAR, . C. M. O programa de apoio ao estudante quilombola (PAEQUI) como política de permanência numa universidade na Amazônia (UNIFESSPA-PA). Escritas do Tempo, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 124–146, 2021. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.124146. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1547. Acesso em: 5 nov. 2024.

Issue

Section

v. 3 n. 7 (2021) Dossiê: Amazônia, fronteiras e diversidades

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