O programa de apoio ao estudante quilombola (PAEQUI) como política de permanência numa universidade na Amazônia (UNIFESSPA-PA)
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.124146Palavras-chave:
Ações afirmativas. Estudantes quilombolas. Unifesspa. Programa de Ensino.Resumo
O trabalho foca a experiência de realização do Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (PAEQUI), que constitui uma política preocupada com a permanência de estudantes quilombolas ingressantes na Unifesspa via Processo Seletivo Específico Indígena e Quilombola (PSIQ). O estudo foi realizado com a análise de fontes documentais, notas de campo, relatórios parciais e finais produzidos pelas discentes apoiadoras e pelas coordenadoras, destacando o funcionamento do PAEQUI em dois grupos na unidade 3, campus de Marabá. Objetivou-se analisar os avanços e desafios na implementação dessa política de permanência voltada para os estudantes quilombolas na instituição. Constatou-se que o Programa possui experiências exitosas e desafios quanto a ações articuladas entre a PROEG e as coordenações dos grupos de apoiadores que possibilitem efetivamente o sucesso acadêmico dos discentes apoiados.
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