Editorial

Main Article Content

Karla Leandro Rascke
Erinaldo Vicente Cavalcanti
https://orcid.org/0000-0002-9912-5713
Geovanni Gomes Cabral
https://orcid.org/0000-0003-0768-8525
Marcus Vinicius Reis
https://orcid.org/0000-0002-5972-1289
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio
https://orcid.org/0000-0002-7882-4689

Resumo

Completamos 50 anos de Guerrilha do Araguaia em cenários densos, intensos e complexos no Brasil contemporâneo. São décadas de traumas recentes ainda encarnados e enraizados em memórias, dores, desafios e perspectivas de combate ao fascismo, ao nazismo e seus diferentes matizes em contextos ditatoriais. O presente Dossiê, intitulado Guerrilha do Araguaia 50 anos: direito à memória e à verdade - desafios para a pesquisa e o ensino, sob a organização dos professores Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT), Dr.  Ary Albuquerque C. Júnior (UFMT) e Me. Janailson Luiz Macedo (Unifesspa) evidencia um balanço da historiografia mais recente produzida sobre o tema. Também reúne pesquisas em torno das memórias da ditadura civil-militar e das violências dela decorrentes, aventando ainda para abordagens que estabelecem conexões com o ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
RASCKE, K.; CAVALCANTI, E.; CABRAL, G.; REIS, M.; SAMPAIO, M. C. Editorial. Escritas do Tempo, v. 4, n. 11, p. 1-2, 8 set. 2022.
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Geovanni Gomes Cabral, UNIFESSPA

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Faculdade de História (FAHIST/Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Marcus Vinicius Reis, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST-Unifesspa). Editor da Revista Escritas do Tempo.

Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST-Unifesspa). Editora da Revista Escritas do Tempo.

Referências

.

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

<< < 1 2 3 4 > >>