A ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação é uma publicação digital de livre acesso e gratuita, semestral, da Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FECAMPO/UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil. Este periódico nasce da necessidade de reunir vozes que defendam uma produção de conhecimentos mais democrática, a partir de diálogos entre fazer científico e modos de produção e apropriação de conhecimentos oriundos das lutas sociais por educação de qualidade. Neste sentido, o foco principal é o de fomentar o debate multitemático e interdisciplinar que envolva movimentos sociais, campesinato, educação, sociedade, cultura, natureza e prática docente. A revista tem missão de divulgar textos que agenciem uma produção científica compromissada em provocar o debate sobre questões contemporâneas, resultantes de reflexões teóricas, ações pedagógicas e experiências exitosas, que levem em conta a participação social, política e emancipatória dos sujeitos envolvidos na construção deste processo.

Notícias

PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÕES – Dossiê "Ciências, diferença e educação: experimentações, possibilidades"

2023-02-25

A Equipe Editorial da ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação informa que foi prorrogado até 20 de março de 2023 o prazo para a submissão de artigos para o Dossiê "Ciências, diferença e educação: experimentações, possibilidades", edição correspondente ao 1º semestre de 2023 e será publicado em junho de 2023. Organizadores do Dossiê: Dra. Alice Copetti Dalmaso (UFSM); Dra. Fernanda Monteiro Rigue (UFU); Dr. Tiago Amaral Sales. e-ISSN: 2675-2271

Resumo: O Dossiê “Ciências, diferença e educação: experimentações, possibilidades” apresenta como proposição tornar vivo o conjunto multiplicador das diferenças que habitam a educação, dando ênfase para os possíveis enlaces, contribuições e perspectivas potencializadas pelo que conhecemos por ensino de ciências da natureza e/ou educação científica. Deseja-se estabelecer convites aos/às futuros/as leitores/as, ao proliferar experimentações, práticas, poéticas, teorias, espaços, situações, a partir de diferentes óticas e teorias - Estudos Culturais, Teoria Queer, Filosofias da Diferença, Estudos Feministas, Estudos Pós-coloniais e Decoloniais, MultiEspécies, entre outras - um chão profícuo e visionário de possibilidades para pensar, sentir e viver a educação científica no território brasileiro. Como um modo de publicizar essa evocação uníssona, o Dossiê constitui um chamado àqueles/as que possam estar interessados/as em compor escritas frente à multiplicidade e especificidades das existências, mundos e seres - diferença - que a educação em ciências é capaz de abraçar e, sobretudo, inventar.

Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÕES – Dossiê "Ciências, diferença e educação: experimentações, possibilidades"

Edição Atual

v. 4 n. 2 (2022): Etnomatemática, história e cultura
Publicado: 2022-12-30

Expediente

Dossiê Temático

Varia

Ver Todas as Edições