FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS
Keywords:
Matemática; Surdos; Libras; InclusãoAbstract
O presente texto visa apresentar resultados do projeto de ensino, vinculado a Universidade
Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, o projeto tem como título “Surdez, Libras e
Matemática: conhecendo os pontos do triângulo”. O projeto objetivou apresentar reflexões através de
debates e discussões teóricas alguns temas relacionados a Língua Brasileira de Sinais (Libras), surdez
e as dificuldades em ensinar matemática para estudantes surdos, além de enfatizar que surdez não é
uma doença. Trouxe também debates sobre políticas públicas, legislação, além de congressos que
trataram de definições contra ou a favor da comunidade surda no País. O projeto visa o esclarecimento
de educandos e docentes que atuam ou atuaram na área da educação, que já se depararam com alunos
surdos em salas de aulas comuns. O foco é pôr em evidencia a realidade e a historicidade em torno
da Libras, e a sua importância para a sociedade.