USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM: APLICATIVO KAHOOT
Abstract
A educação é historicamente fator construtor da humanidade e, nessa perspectiva temporal, é valido observar que houve adequações no modo de ensinar, de acordo com a mudança no perfil populacional. As metodologias de ensino tradicionais obtiveram bastante resultados em momentos históricos distintos. Na revolução industrial exigia-se alunos que estivessem enquadrados na perspectiva da sistemática industrial, com o método de ensino passivo; e na moderna, a metodologia tradicional tem sido aliada com os avanços tecnológicos, que permitiram uma maior dinamicidade na transmissão do conhecimento (VALENTE; VALENTE, 2014). Entre os modelos atuais de educação, conhecidos como “Escola Nova”, a metodologia ativa tem se destacado nas instituições de ensino nos últimos anos. O modelo de sala invertida é um exemplo dessa metodologia, trazendo como principal objetivo a obtenção de conhecimento de fora para dentro da sala, ou seja, o aluno faz um estudo prévio do assunto, tornando a sala de aula um espaço de debate e construção de pensamento onde são tiradas as dúvidas (TREVELIN et al., 2013). Essa metodologia incentiva a prática de interpretação e resolução de problemas, formando alunos proativos e profissionais habituados a rotina de trabalho (BERBEL, 2011). Na realidade atual da dinâmica de informações, a sala de aula invertida tem um excelente aproveitamento quando unida à utilização de ferramentas de comunicação, tais como smartphones, notebooks e tablets para buscar conhecimento através da internet e podcasts (MOURA, 2010). Essas ferramentas tecnológicas têm auxiliado o professor no desenvolvimento de atividades didáticas, como o uso do aplicativo interativo Kahoot. O objetivo desse trabalho foi aplicar o software Kahoot como ferramenta para avaliação do conteúdo dos discentes do curso de Ciências Biológicas de 2017 da Unifesspa, vinculados à disciplina Metodologia Cientifica, utilizado o método de sala invertida no processo de ensino-aprendizagem.